O lactato é o produto do metabolismo anaeróbico celular, o qual é um importante biomarcador de estados de hipoperfusão, sendo pesquisado e utilizado na medicina intensiva e na emergência para avaliação do estado da microcirculação. Com uso de analisadores point-of-care, tornou-se de muita valia, pois sabe-se que a mortalidade em estados de choque é diretamente proporcional à demora na identificação e instituição da terapêutica adequada.
Entretanto, na literatura há pouca informação sobre o lactato nos felinos e sua validade tem sido questionada, devido ao fato dos felinos normalmente debatem-se e ficam estressados durante a venóclise.
Redavid e colaboradores realizaram estudo prospectivo para avaliação dos níveis séricos de lactato estão associado ao nível de relutância durante a venopunção. Foram incluídos no estudo 21 felinos hígidos, os quais foram hospitalizados durante 24 horas para simular o ambiente de internação. As colheitas foram realizadas em 3 tempos distintos: no momento da hospitalização (T0), 6 horas após (T6) e 24 horas após (T24). Para avaliação do nível de relutância foi adaptada tabela de estresse em felino já existente na literatura. Para a mensuração do lactato foi utilizado o equipamento iSTAT.
Na avaliação dos resultados não houve correlação estatística significativa em nenhum dos parâmetros avaliados. As avaliações nos diferentes tempos não apresentou significância estatística e também não houve correlação através do teste de Pearson entre o nível sérico de lactato e nível de relutância durante a colheita do sangue.
Esses resultados sugerem que a relutância do felino na colheita do sangue não interfere na mensuração do lactato.
Comentários
Postar um comentário