Pular para o conteúdo principal

Monitorando o Paciente: Débito Urinário

A principal função dos rins é excretar produtos metabólicos e reabsorver água e eletrólitos vitais. O volume e o conteúdo da urina produzida é resultado da funcionamento dos néfrons, constituídos pelos glomérulos e túbulos renais. O volume da urina é dependente da taxa de filtração glomerular (TFG) e da habilidade dos túbulos renais reabsorverem sódio e água. Os fatores que controlam a TFG são: o tamanho da leito capilar glomerular, a permeabilidade dos capilares e os gradientes de pressão hidrostática e oncótica através das paredes dos capilares. Os fatores que comandam a função das células tubulares incluem: utilização de oxigênio, disponibilidade de glicose e a integridade dos sistemas enzimáticos celulares. Variações nesses fatores tem resultados prognósticos. Com a pressão arterial média abaixo de 60 mmHg, o gradiente de pressão hidrostática declina através dos leitos capilares glomerulares e a filtração glomerular quase para. Hipóxia grave prolongada pode causar disfunção ou morte das células glomerulares e tubulares, levando a produção inadequada de urina. Além do mais, a interrupção da habilidade da célula tubular em reabsorver sódio resulta em aumento da produção de urina.

Para a mensuração do débito urinário pode ser realizado por método direto ou indireto. O método direto consiste na cateterização ou sondagem vesical de forma asséptica e na colocação de um sistema de coleta que deve ficar em nível inferior ao paciente. A bexiga é esvaziada e esse momento é considerado com tempo zero. Os intervalos de mensuração dependem da gravidade da patologia, porém geralmente é realizado a cada 2 horas. A sonda deve ser lavada com solução salina estéril a cada 8 horas ou em caso de queda súbita da produção de urina.  O método indireto consiste na coleta da urina da bandeja da gaiola ou da diferença entre tapete absorvente úmido e seco (cada grama de diferença pode-se considerar  1 mL de urina).

O débito urinário normal é 1-2 mL/Kg/hora. Oligúria é definido como débito urinário menor do que 0,27 mL/Kg/hora e anúria menor do que 0,08 mL/Kg/hora. Entretanto se o débito cai abaixo de 1 mL/Kg/hora já considera-se com oligúria.

A oligúria pode ser pré-renal, renal ou pós-renal. As causas pré-renais incluem hipovolemia, insuficiência cardíaca, hipotensão, vasoconstrição excessiva e hipercalcemia devido a diminuição da TFG. As causas renais incluem etiologias que alteram o funcionamento celular das células glomerulares e tubulares, sendo elas, sepse, infecção, trauma, toxinas e contrastes radiológicos. Já as causas pós-renais são aquelas que causas obstrução do fluxo urinário através uretéres, bexiga e uretra e podem ser cálculos, coágulos, neoplasia e trauma. A verdadeira oligúria em animal recebem fluido intravenoso deve diminuir o hematócrito devido a hemodiluição, a pressão venosa central aumentará e estertores pulmonares poderão ocorrer.

Poliúria é o termo de descreve produção aumentada de urina e pode ser devido a sobrecarga de fluidos intravenosos ou disfunção na reabsorção tubular de sódio e água. Outras causas podem incluir sepse, diurese pós-obstrutiva e lavagem medular renal (tradução literal de renal medullary washout).


Ref.: Angel Rivera. The ins and outs of urine output. Disponível em: http://www.animalemergencycenter.com/education.html

Comentários

  1. Mas como faz o cálculo do débito urinário?

    ResponderExcluir
  2. O débito urinário é calculado dividindo o volume total produzido (ml) pelo tempo(horas) e o peso do animal( Kg).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Abdominal Focused Assessment with Sonography for Trauma (AFAST)

Abdominal Focused Assessment with Sonography for Trauma (AFAST) é uma avaliação ultrassonográfica do abdome, o qual utiliza-se 4 pontos de avaliação para pesquisa de líquido livre abdominal e podendo também, identificar líquido livre no saco pericárdico e espaço pleural. Esta técnica é desde a década de 90 considerado exame de primeira linha em vários algoritmos de trauma contuso e penetrante, sendo responsável pela quase eliminação da lavagem peritoneal diagnóstica (LPD) em muitos centros de trauma humano.  O FAST apresenta sensibilidade e especificidade semelhantes a tomografia computadorizada na detecção de líquido livre, além ser um exame de rápida execução (aproximadamente 3 minutos), pode ser realizado por não ultrassonografistas, não-invasivo, sem emissão de radiação, requer mínima contenção e pode ser realizado de maneira seriada. Como padrão para a realização da técnica, o animal deve estar em decúbito lateral direito e faz-se a pesquisa nos quatros pontos padronizad

Thoracic Focused Assessment with Sonography for Trauma (TFAST)

Fig.1 Ref.:JVECC 21(2):104-122.2011 Historicamente há uma relutância para o uso da ultrassonografia para a avaliação da cavidade torácica por acreditar que o ar é um obstáculo intransponível para a formação de imagens adequadas, mas diversos trabalhos vêm mostrando a sua importância principalmente na emergência e na medicina intensiva. O exame TFAST originalmente constituía-se de 4 posições: janela torácica ( chest tube site - CTS) direita e esquerda para identificação de pneumotórax (PTX) e, a janela pericárdica ( pericardial site - PCS) direita e esquerda para identificação de efusão e estimar preenchimento ventricular. O TFAST pode ser realizado tanto em decúbito esternal quanto em decúbito lateral (fig. 1). Atualmente Lisciandro ( JVECC 21(2):104-122.2011 ) usa no exame de TFAST a janela DH do AFAST , pois vários trabalhos na medicina humana vêm demostrando o aumento da especificidade e sensibilidade na detecção de efusões pleurais e pericárdicas quando esta visão é adic