Pular para o conteúdo principal

Monitorando o Paciente: Pressão Venosa Central

A pressão venosa central (PVC) é a função de quatro forças independentes, sendo elas:
1) Volume e fluxo de sangue na veia cava
2) Distenbilidade e contratilidade das câmaras direitas durante enchimento
3) Atividade venomotora da veia cava
4) Pressão intratorácica

Quando o funcionamento das câmaras cardíacas direitas e a pressão intratorácica estão normais, a PVC pode ser usada com reflexo do volume intravascular.

Para a mensuração da PVC requere-se a colocação de um catéter venoso central na veia cava cranial com sua extremidade próxima a base do coração. O catéter é conectado a um equipo com fluido e perpendicularmente a um manômetro de água através de uma torneira de três vias. O ponto zero do manômetro de água é colocado ao nível do átrio direito. Uma linha horizontal é traçada da entrada do tórax e do manômetro estabelecendo o nível de referência zero. Para a mensuração, o manômetro é preenchido com fluido e, em seguida, a válvula é aberta em relação ao paciente, permitindo a entrada do fluido para o paciente permitindo que haja o equilibrio em relação ao nível de fluido e a pressão venosa. O nível de fluido pode variar alguns milímetros a cada movimento respiratório ou com os batimentos cardíacos. Realiza-se 3 leituras para garantir valores consistentes.

Valores normais de PVC são reportados como -1 a 5 cmH2O. Entretanto, pacientes críticos são ressuscitados a valores supranormais e a PVC é mantida entre 5 e 8 cmH2O. Valores abaixo de 5 cmH2O são sugestivos de volume intravascular insuficiente. Valores acima de 14 cmH2O podem significar  insuficiência cardíaca direita ou sobrecarga de volume. A PVC pode estar aumentada devido a outros fatores além dos citados anteriormente, sendo eles, devido a ocupação do espaço pleural, mediastinal ou pericárdico e também, por hipertensão pulmonar.

A PVC pode ser usada como guia em reposições volêmicas agressivas, usando como valor de referência 5 a 8 cmH2O. Caso haja persistência valores inferiores a 5 cmH2O durante a reposição, deve-se associar fármacos vasopressores ou inotrópicos positivos. 

Em situações onde a PVC mantém-se acima do valor de referência, deve-se suspeitar de sobrecarga de volume ou insuficiência cardíaca direita, devendo diminuir o fluxo de fluido e perante avaliação usar diurético ou medicação para melhorar o funcionamento cardíaco.

Ref.: Angel Rivera. Central Venous Pressure. Disponível em: http://www.animalemergencycenter.com/education.html 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monitorando o Paciente: Débito Urinário

A principal função dos rins é excretar produtos metabólicos e reabsorver água e eletrólitos vitais. O volume e o conteúdo da urina produzida é resultado da funcionamento dos néfrons, constituídos pelos glomérulos e túbulos renais. O volume da urina é dependente da taxa de filtração glomerular (TFG) e da habilidade dos túbulos renais reabsorverem sódio e água. Os fatores que controlam a TFG são: o tamanho da leito capilar glomerular, a permeabilidade dos capilares e os gradientes de pressão hidrostática e oncótica através das paredes dos capilares. Os fatores que comandam a função das células tubulares incluem: utilização de oxigênio, disponibilidade de glicose e a integridade dos sistemas enzimáticos celulares. Variações nesses fatores tem resultados prognósticos. Com a pressão arterial média abaixo de 60 mmHg, o gradiente de pressão hidrostática declina através dos leitos capilares glomerulares e a filtração glomerular quase para. Hipóxia grave prolongada pode causar disfunção ou mort

Abdominal Focused Assessment with Sonography for Trauma (AFAST)

Abdominal Focused Assessment with Sonography for Trauma (AFAST) é uma avaliação ultrassonográfica do abdome, o qual utiliza-se 4 pontos de avaliação para pesquisa de líquido livre abdominal e podendo também, identificar líquido livre no saco pericárdico e espaço pleural. Esta técnica é desde a década de 90 considerado exame de primeira linha em vários algoritmos de trauma contuso e penetrante, sendo responsável pela quase eliminação da lavagem peritoneal diagnóstica (LPD) em muitos centros de trauma humano.  O FAST apresenta sensibilidade e especificidade semelhantes a tomografia computadorizada na detecção de líquido livre, além ser um exame de rápida execução (aproximadamente 3 minutos), pode ser realizado por não ultrassonografistas, não-invasivo, sem emissão de radiação, requer mínima contenção e pode ser realizado de maneira seriada. Como padrão para a realização da técnica, o animal deve estar em decúbito lateral direito e faz-se a pesquisa nos quatros pontos padronizad

Thoracic Focused Assessment with Sonography for Trauma (TFAST)

Fig.1 Ref.:JVECC 21(2):104-122.2011 Historicamente há uma relutância para o uso da ultrassonografia para a avaliação da cavidade torácica por acreditar que o ar é um obstáculo intransponível para a formação de imagens adequadas, mas diversos trabalhos vêm mostrando a sua importância principalmente na emergência e na medicina intensiva. O exame TFAST originalmente constituía-se de 4 posições: janela torácica ( chest tube site - CTS) direita e esquerda para identificação de pneumotórax (PTX) e, a janela pericárdica ( pericardial site - PCS) direita e esquerda para identificação de efusão e estimar preenchimento ventricular. O TFAST pode ser realizado tanto em decúbito esternal quanto em decúbito lateral (fig. 1). Atualmente Lisciandro ( JVECC 21(2):104-122.2011 ) usa no exame de TFAST a janela DH do AFAST , pois vários trabalhos na medicina humana vêm demostrando o aumento da especificidade e sensibilidade na detecção de efusões pleurais e pericárdicas quando esta visão é adic